O Mito Enganoso da Suposta Nova Direita

Paulo Eneas

O termo nova direita começou a circular recentemente nas redes sociais e parece estar angariando simpatias junto a alguns segmentos mais desavisados, possivelmente devido a noção enganosa de que tudo que é novo tem chance de ser bom ou melhor, o que sabemos ser rigorosamente falso.

Mas afinal, o que seria essa nova direita? Uma direita mais lights? Seria uma direita ambientalmente sustentável e que se vê também representada nas cores do arco-íris? Uma direita mais tolerante a certas transgressões estéticas?

Ironias à parte, ou se define com rigor o termo, ou seu uso servirá apenas para semear confusão. De nossa parte, entendemos que direita boa é a direita velha que, sem fechar os olhos para o novos desafios contemporâneos, não faz nem se propõe a fazer concessões a certas sutilezas gramscianas para se mostrar mais palatável.

#CriticaNacional #TrueNews


 

2 comments

  1. Não há como errar: “nova direita” nada mais são do que esses liberais que não conseguem evoluir para o conservadorismo por conta do ranço esquerdista do qual ainda sofrem, normalmente não-superado por não serem cristãos.

    Por não conseguirem entender a moral conservadora ou mesmo não a aceitare totalmente, continuam liberais ou “centristas” porém simpatizantes de ideias conservadoras: eis a “nova direita”.

Comentários