Contraponto à Histeria: Ácido Ascórbico Não É Cancerígeno

038


por paulo eneas
A forma leviana com que os resultados da Operação Carne Fraca foram trazidos a público deu origem a uma série de afirmações completamente infundadas, que passaram a circular nas redes sociais aumentando ainda mais o grau de histeria. Uma dessas afirmações é a de que o ácido ascórbico utilizado pelas empresas frigoríficas no processamento de carnes seria uma substância cancerígena.

Essa afirmação não encontra amparo na literatura científica. Em primeiro lugar, se o ácido ascórbico fosse cancerígeno, a indústria farmacêutica não gastaria milhões em publicidade de marcas de medicamentos de consumo livre à base de ácido ascórbico. Em segundo lugar, não existe indicação na literatura médica científica de alguma relação de causa e efeito no uso desta substância e o desenvolvimento de câncer.

O que a literatura científica mostra é exatamente o oposto: o ácido ascórbico em doses elevadas é usado em tratamentos experimentais para determinados tipos de cânceres, conforme mostram as referências sobre pesquisas abaixo:

a) National Cancer Institute – High Dose Vitamin C
This cancer information summary provides an overview of the use of high-dose vitamin C (also known as ascorbate or L-ascorbic acid) as a treatment for people with cancer. This summary includes a brief history of early clinical trials of high-dose vitamin C; reviews of laboratory, animal, and human studies; and current clinical trials.
Este sumário de informações sobre câncer traz uma visão geral sobre o uso de altas doses de Vitamina C (também conhecida como ácido ascorbato ou ácido L-ascórbico) como tratamento para pessoas com câncer. O sumário inclui um breve histórico dos primeiros experimentos clínicos com altas doses de Vitamina C, faz uma revisão dos estudos em seres humanos, animais e em laboratório, e os atuais experimentos clínicos.

b) Why High Dose Vitamin C Kills Cancer Cells
Cancer researchers have homed in on how high-dose vitamin C kills cancer cells. Vitamin C breaks down to generate hydrogen peroxide, which can damage tissue and DNA. The new study shows that tumor cells with low levels of catalase enzyme activity are much less capable of removing hydrogen peroxide than normal cells, and are more susceptible to damage and death when they are exposed to high doses of vitamin C.
Pesquisadores do câncer têm se ocupado em saber de que modo as doses elevadas de Vitamina C matam as células cancerígenas. A (molécula de) Vitamina C se quebra para gerar o peróxido de hidrogênio, que pode causar danos aos tecidos e ao DNA. O novo estudo mostra que células cancerígenas com baixos níveis de atividade enzimática catalizadora são muito menos capazes de remover o peróxido de hidrogênio do que as células normais, e são muito mais susceptíveis a danos e a morte celular quando expostas a altas doses de Vitamina C.

c) Vitamin C Kills Tumor Cells With Hard To Treat Mutation
Now, a study published online today in Science reports that vitamin C can kill tumor cells that carry a common cancer-causing mutation and, in mice, can curb the growth of tumors with the mutation.
Um estudo publicado na revista Science relata que a Vitamina C pode matar células que apresentam uma mutação comum causadora de câncer. Em camundongos, o estudo mostrou que a vitamina pode inibir o crescimento de tumores com a mutação.

d) Vitamin C Could Treat Cancer
High dose of substance found in lemons kills deadly cells. Vitamin C, which is found in citrus fruit and leafy green vegetables, can kill cancer cells and even lead to a treatment for the deadly disease.
Doses elevadas da substância presente no limão pode matar células cancerígenas. A Vitamina C, presente em frutas cítricas e em legumes, pode matar células cancerígenas e até mesmo levar ao tratamento do câncer.

Outras referências podem ser encontradas numa pesquisa rápida na literatura médico-científica especializada. Portanto, o alarde criado pela grande imprensa de que a presença de altas doses de vitamina C nas carnes se constituiria em um risco de câncer não passa de boato e de desinformação, resultante da ignorância dos jornalistas ou interesses escusos envolvidos.

#CriticaNacional #TrueNews


 

5 comments

  1. Senhor Paulo Eneas

    Nem estou minimamente preocupado com isso, mas sim com o formol, carne com pus, carne pôdre e por aí adiante.

  2. Pouco importa, o que é fato é a venda de carne podre contaminada inclusive com Samonela.
    Não existe relativismo para colocar a vida de pessoas em risco e atentar contra a saúde publica de todo um país.

  3. Paulo,mas pelo que me lembro não se trata apenas disso.Sinceramente, estou confusa.Estão mentindo pra população?

  4. Acho que é acido sorbito e seus sais cimo sorbato de potássio que são canceriginos e usados como conservante alimentar.

Comentários