Sobre Nióbio e Narrativas Convenientes

por paulo eneas
Há alguns anos um tema presente no debate econômico nacional era a necessidade de o Brasil, um dois maiores produtores mundiais de café,  adotar novas estratégias no sentido de agregar valor ao produtos exportado. Ninguém via nessa preocupação algum viés econômico terceiromundista.

Hoje Jair Bolsonaro levanta preocupação semelhante no que diz respeito ao Nióbio, tanto em termos de agregação de valor ao produto exportado, quanto sobre questões de interesse nacional estratégico de longo prazo. Mas alguns críticos preferem ver nessa preocupação resquícios de um suposto protecionismo terceiromundista, e até mesmo de estatismo.

Ao nosso ver, o problema não está na crítica, mas nos críticos que somente conseguem enxergar aquilo que seus óculos de lentes gramscianas mal polidas querem ver. Meio século de marxismo cultural fez um estrago enorme na inteligência nacional, incluindo naqueles que acreditam combatê-lo.

Com a colaboração de Débora Portugal. #CriticaNacional #TrueNews


 

5 comments

  1. A questão do Nióbio não é protecionismo, o que seria um contrassenso diante da possibilidade, ainda que timidamente, do país enveredar por uma economia de mercado, mas sim o seu preço muito aquém das suas reais potencialidades, já que é um metal utilizado em altas tecnologias, inclusive espacial. Realmente estamos sendo extorquidos por quem dita o preço.

  2. O senhor irá comentar sobre a abstenção de Bolsonaro na votação sobre a terceirização? Ou vai fingir que isso não aconteceu?

    1. Babaca,antes de perguntar sobre algo,pesquise antes para não passar vergonha. Se está preocupado com o Bolsonaro vai lá na página dele que vai ter a resposta. E para de querer que as pessoas façam as coisas pra vc encostado.

    2. A Lei que nos impõe a terceirização, é a instituição do capitalismo selvagem no Brasil onde todos direitos trabalhistas deixam de existir.
      Não adianta de nada os pseudos sindicatos e mesmo a CUT que curiosmente se manteve em silâncio, chiarem.

Comentários