Dezenas de Mortos em Atentados Terroristas em Igrejas no Egito: Estado Islâmico Assume Autoria

072


por paulo eneas
Dois atentados terroristas contra Igrejas nesse Domingo de Ramos provocaram a morte de cerca de quarenta pessoas e deixaram mais de cem feridos.  O primeiro atentado ocorreu na Igreja de Saint George na cidade de Tanta, deixando mais de vinte mortos e outras dezenas de feridos. O segundo ato de terror ocorreu na cidade de Alexandria, na Catedral de São Marcos, e deixou onze mortos e mais de trinta feridos.

O Estado Islâmico emitiu comunicado através de sua agência de notícias Aamaq assumindo a autoria dos dois atentados. No comunicado, o Estado islâmico afirma explicitamente que os cristãos são os alvos e as presas de suas ações de terror contra civis. Não se sabe ainda se as explosões ocorreram por meio de bombas colocadas previamente nas igrejas ou se por ação de terroristas suicidas.

Os cristãos formam cerca de dez por cento da população egípcia e têm sido alvos sistemáticos de ataques e perseguições por parte  de grupos muçulmanos. Uma testemunha presenciou a explosão na Igreja de Saint George e narrou para a Fox News e para a agência Associated Press o momento em que ela ocorreu, quando a Igreja estava lotada para a celebração do Domingo de Ramos.

A notícia dos atentados terroristas começou a ser divulgada no momento em que o Papa Francisco fazia a celebração na Praça de São Pedro, no Vaticano. O governo de Israel emitiu comunicado condenando o ataque.

Em dezembro passado, Estado Islâmico assumiu a autoria de um atentado em uma Igreja no Cairo em que morreram cerca de trinta pessoas. No início desse mês, outro atentado na cidade de Tanta deixou dezesseis pessoas feridas. O atentado foi assumido por um grupo islâmico local denominado Liwa al-Thawra, associado à Irmandade Muçulmana.

Com informações da Fox News. #CriticaNacional #TrueNews


 

Comentários