Não Existe Proposta de Prorrogação de Mandato de Michel Temer

_cn newsNa tarde dessa quinta-feira circulou a informação de que uma iniciativa da mesa diretora da Câmara dos Deputados poderia prorrogar o mandato do presidente Michel Temer até o ano de 2020, bem como possibilitar a prorrogação geral de todos os mandatos eletivos que se encerram no final do ano que vem. Segundo apuramos, essa informação é uma distorção.  Existe de fato uma comissão analisando propostas de reforma política e eleitoral, e o ato da mesa consistiu na inclusão nessa comissão de proposta de emenda constitucional de 2003 que estabelece a ampliação dos futuros mandatos para cinco e dez anos, fim da reeleição e unificação das eleições gerais, entre outros.

A versão segundo a qual teria havido uma prorrogação do mandato do atual presidente foi divulgada principalmente pelos sites e publicações de esquerda associados ao petismo. Tratou-se a nosso ver de uma tática para semear confusão, promover mais desgaste do governo, e reforçar a narrativa petista de golpe em relação ao impeachment. Serviu também tomar pulso quanto a intenção da esquerda de promover ruptura por meio da antecipação de eleições, pois é disso que se trata o discurso do Fora Temer, em que somente a esquerda sairia beneficiada.

Por ora, acreditamos não haver condições políticas para uma tentativa de prorrogação geral de todos os mandatos, incluindo o do presidente Michel Temer.

Com a colaboração de Débora Portugal. #CriticaNacional #TrueNews


 

One comment

Comentários