por angelica ca
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27/05) que os Estados Unidos enviarão 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina para o Brasil. O mandatário brasileiro fez a declaração na saída do Palácio da Alvorada, após um apoiador afirmar ter vindo da Califórnia (EUA).

“Como está o Trump lá, está bem? Tem que ser Trump. Ele está mandando para nós dois milhões de comprimidos de hidroxicloroquina”, disse o presidente Bolsonaro.

A Associação Médica Brasileira divulgou na última quinta-feira (21/05), um comunicado sobre o novo protocolo do Ministério da Saúde publicado para o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19.

Em nota, a associação declarou que as novas as regras respeitam posicionamento do Conselho Federal de Medicina, que disciplina o uso off-label da cloroquina e da hidroxicloroquina durante a pandemia de coronavírus, conforme publicado em 16 de abril de 2020.

A decisão também preserva “a responsabilidade e a autonomia do médico na avaliação da pertinência de utilização off-label de medicação prescrita há décadas em casos de malária e doenças autoimunes e cujos efeitos colaterais são limitados e amplamente conhecidos nos tratamentos citados, reiterando a necessidade de consentimento livre, esclarecido e informado por parte do paciente”. Com informações de Associação Médica Brasileira.


Crítica Nacional Notícias: