por angelica ca
O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (29/05), que os Estados Unidos estão encerrando seu relacionamento com a Organização Mundial de Saúde, e acusou a China de estar à frente do grupo.

“Como eles não fizeram as reformas solicitadas e necessárias, hoje encerraremos nosso relacionamento com a OMS”, e iremos redirecionar esses fundos para outras necessidades de saúde pública, disse Donald Trump.

Em um discurso no Rose Garden, o mandatário americano criticou fortemente o governo chinês por sua má conduta econômica, e também o culpou pela disseminação do vírus chinês, que ele chamou de “vírus Wuhan”.

Donald Trump disse que Pequim não era totalmente culpada e que as administrações anteriores dos Estados Unidos permitiram que o país perdesse centenas de bilhões para a China.

“O mundo precisa de respostas da China sobre o coronavírus ”, disse o presidente. Donald donald truTrump também anunciou que seu governo suspenderia a entrada de certos estrangeiros da China identificados como riscos à segurança do país.

Ainda segundo o presidente americano, a OMS foi pressionada pela China a dar direcionamentos errados ao mundo sobre o vírus chinês. “O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês”, destacou Donald Trump.

Trump apontou que a China tem controle total sobre a OMS, apesar de pagar apenas US$ 40 milhões por ano, em comparação com o que os Estados Unidos estão pagando, que é de US$ 450 milhões anualmente. Com informações de NBC New York e RT Notícias.