Denúncia de Janot Contra Temer: O Oportunismo de Petistas & Tucanos

O procurador Rodrigo Janot apresentou denúncia formal contra o presidente Michel Temer com base em uma gravação não autorizada feita pelo dono da JBS. A mesma empresa que contou com a assessoria muito bem paga de um ex-integrante do Ministério Público e auxiliar direto de Janot para fechar acordo de delação super premiada com a própria procuradoria. A peça em que Rodrigo Janot fundamenta sua denúncia é um panfleto político, confirmando o viés político-partidário de sua atuação à frente da PGR como já vimos falando há mais de um ano.

Lembremos que esse mesmo Rodrigo Janot há cerca dois anos apresentou a sua então Lista de Janot contendo os primeiros nomes de políticos envolvidos em denúncias de corrupção. Na ocasião, ele deu graças a Deus, literalmente, pelo fato de o nome da então presidente petista Dilma Rousseff não estar presente na lista. Por sua vez, agora à tarde o presidente Michel Temer fez um pronunciamento onde, contrariando notícias plantadas ao longo do dia, não apresentou sua renúncia, mas fez denúncias contra a própria procuradoria e demonstrou disposição de reagir aos setores do estamento burocrático que, com apoio de veículos como Organizações Globo e Empiricus Research/Antagonista, pretendem derrubá-lo. 

Em meio a crise política iniciada há cerca de dois meses, Fernando Henrique Cardoso e Lula de novo mostram o quanto estão ambos irmanados, ao proporem a saída casuística e de viés golpista da crise por meio da antecipação das eleições. Esse conjunto fatos reforça nosso entendimento de que a disputa de poder que ocorre no estamento burocrático, que inclui a PGR, STF e a classe política, tem como pano de fundo a vontade expressa desse setor do estamento de alterar as regras do jogo da disputa política, ante o temor da ascensão da direita nas próximas eleições presidenciais. É sob este pano de fundo que a crise deve ser analisada, para que se possa compreender o que de fato está em jogo.

#CriticaNacional #TrueNews


APOIE O CRÍTICA NACIONAL
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA ASSINATURA OU DOAÇÃO


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE