Crítica Nacional No Rádio: Chamada Para Ato Pelo Voto Impresso

por débora portugal
O editor do portal Crítica Nacional, Paulo Eneas, participou nessa segunda-feira como entrevistado do programa Autenticidade, conduzido por Alexandre Frota na Rádio DaCidade, emissora da capital paulista. Foi uma hora de conversa sobre a situação política do país e sobre os rumos que queremos tomar para a nação. 
Um dos pontos ressaltados pelo entrevistado foi a importância de assegurarmos por todas as vias legítimas a lisura e a transparência nas próximas eleições, especialmente no que diz respeito ao voto impresso.

Durante o programa foi lembrado que a lei aprovada em 2015 estabelece a obrigatoriedade do voto impresso em todas as urnas. A lei não faculta ao TSE a opção de instalar a impressão de votos em apenas algumas urnas. No entender do entrevistado, urnas que não estiverem acompanhadas do mecanismo de impressão devem ser consideradas irregulares ou ilegais, e o eleitor deve recursar-se a votar em urna que não contenha o voto impresso pois, conforme prevê a Lei N° 13.165/2015, já partir das eleições de 2018 durante a votação eletrônica a urna deverá imprimir o registro de cada voto, que será depositado em local lacrado, para posterior auditoria se necessário.

Ao final do programa foi feito um reforço na convocação para a Manifestação Pelo Voto Impresso, que será realizada nesse domingo às 15h na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Fiesp. A manifestação está sendo convocada por movimentos de rua para exigir que o TSE cumpra a lei e assegure a implementação do voto impresso em todas as urnas, bem como para exigir a transparência em todas as etapas do processo eleitoral, incluindo o fim da apuração secreta. A gravação integral da entrevista pode ser vista no vídeo abaixo.

Débora Portugal é empresária e colaboradora do Crítica Nacional. Edição de texto de Paulo Eneas. #CriticaNacional #TrueNews.



 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE