Ato de Protesto Contra Judith Butler & O Silêncio do MBL

Na manhã dessa terça-feira ativistas de movimentos conservadores e de direita realizam um Ato de Protesto contra a presença de Judith Butler no Brasil. O ato será realizado em frente ao Sesc Pompeia, na capital paulista, e conta com o apoio e divulgação do Crítica Nacional, que estará presente fazendo cobertura e transmissões. Ao longo das últimas semanas, esses grupos e movimentos conservadores e de direita dedicaram-se à organização do ato, fazendo convocações e principalmente esclarecendo as pessoas quanto ao caráter do evento: um ato pacífico, dentro da lei, que respeitará o direito de ir e vir das pessoas e que conta com autorização da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Até o momento da publicação dessa nota, não tínhamos conhecimento de qualquer iniciativa do MBL em relação à vinda de Judith Butler ao Brasil. Resta saber se o grupo irá repetir nesse evento a mesma conduta observada em alguns episódios anteriores: tomar pulso e medir a percepção da opinião pública e, mediante essa análise e um cálculo de custo/benefício político, usar sua eficiente rede de relações públicas e de “plantação” na grande imprensa para tomar para si o protagonismo de ações que foram iniciativas de segmentos da direita conservadora.

Essa prática do MBL pôde ser observada, por exemplo, na narrativa plantada na imprensa quando da denúncia da exposição criminosa do Queer Museum Santander em Porto Alegre. Em vista disso, observaremos atentamente as narrativas que irão prevalecer na grande imprensa a respeito da manifestação de hoje em repúdio à visita de Judith Butler. Se será uma narrativa que reflita, ao menos em parte, a iniciativa dos segmentos de direita conservadora que organizaram o ato de repúdio, ou se será uma narrativa que espelha o sequestro oportunista de pautas com vistas a ganhos eleitorais. #CriticaNacional #TrueNews


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE