Disputa Presidencial: Consultoria Eurasia Diz o Óbvio & Desmente Analistas

O blog O Antagonista publicou nota essa manhã informando que a Consultoria Eurasia, em relatório sobre o cenário político nacional com o líder petista condenado fora da disputa, revela que Jair Bolsonaro continua resiliente. O que a consultoria não quis afirmar explicitamente, nem O Antagonista quis aprofundar, é o que o Crítica Nacional já afirmou na semana passada e reafirma: todas as análises que apostam numa queda na preferência do eleitorado ou em uma possível desidratação da pré-candidatura de Jair Bolsonaro em decorrência do afastamento de Lula da disputa estão erradas.

E estas análises estão erradas porque parte de uma premissa errada: a de que Jair Bolsonaro representaria apenas um contraponto à direita, supostamente radical e extremista, ao extremismo e radicalidade representados pelo petismo. Ausente um dos lados da disputa, o outro se esvaziaria naturalmente, abrindo espaço para o avanço de um nome do centro. Toda a análise de Fernando Henrique Cardoso, bem como de analistas da Globo News, Folha de São Paulo et caterva, vai nessa direção.

Estão todos flagrantemente errados, pois a premissa é falsa, como mostramos no artigo Cenário Eleitoral Pós-Julgamento: Uma Análise Preliminar, publicado semana passado. E o erro reside em não perceber que Jair Bolsonaro expressa um sentimento político presente na sociedade brasileira que vai muito além do antipetismo. Podemos assegurar e cravar que as próximas pesquisas, ainda que devam ser vistas com enorme reserva e desconfiança, irão mostrar exatamente o contrário do que afirmam e esperam os analistas da grande imprensa: elas mostrarão a consolidação e o crescimento do nome de Jair Bolsonaro. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE