Datafolha: Credibilidade Zero & Crescimento Inegável de Jair Bolsonaro

O instituto de pesquisas Datafolha tem credibilidade zero, como ficou evidenciado na metodologia empregada em sua última pesquisa divulgada essa semana. Nessa pesquisa, o instituto faz uma ilação sob a forma de pergunta ao consultado a respeito de Jair Bolsonaro, fazendo referência a uma suposta denúncia que não existe mas que foi plantada na imprensa pelo própria Folha de São Paulo, com o objetivo claro de induzir a resposta do consultado sobre sua preferência eleitoral.

A despeito dessa tentativa clara de manipulação, por meio de uma pergunta que induz a resposta do consultado, a pesquisa não conseguiu ocultar dois fatos inequívocos que nós já havíamos antecipado no Crítica Nacional no artigo intitulado Cenário Eleitoral Pós-Julgamento de Lula: Uma Análise Preliminar, publicado na semana passada:

a) O nome de Jair Bolsonaro continua crescendo na preferência do eleitorado.

b) A saída do líder petista condenado não produziu um esvaziamento do pré-candidato da direita, como havia sugerido o socialdemocrata tucano Fernando Henrique Cardoso e vários outros analistas.

O fato inequívoco é que Jair Bolsonaro continua sendo o mais forte concorrente à presidência da república. Apesar de os números apresentados pelo Datafolha estarem contaminados com um claro desvio metodológico, essa preferência se mantém e continua crescendo, ainda que tal crescimento não esteja refletido na pesquisa justamente por conta do desse desvio metodológico. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE