por paulo eneas
O professor Olavo de Carvalho foi hospitalizado nesse final de semana após sofrer uma crise de falta de ar e taquicardia. Os exames indicaram tratar-se de uma pneumonia, possivelmente decorrente de um quadro anterior de pneumonia que não havia sido devidamente tratado. O tratamento inicial foi feito por meio da administração de antibióticos, com o professor estando lúcido e acordado.

No domingo houve algumas complicações adicionais no quadro de saúde e, em decorrência disso, o professor foi transferido para um hospital de referência, no estado da Virgínia, onde encontra-se internado em uma UTI. No domingo à noite, as informações disponíveis davam conta de que suas condições eram estáveis, com as funções vitais cardiológicas e renais em funcionamento normal, e com o quadro de pneumonia regredindo em resposta positiva aos antibióticos.

O professor foi entubado devido a uma obstrução na traqueia, mas não está utilizando aparelhos para respirar, o que é extremamente positivo, pois segundo entendimento médico isso indica um quadro pulmonar bom e uma reposta positiva ao tratamento da pneumonia. Um procedimento de cateterismo está programado para essa segunda-feira pela manhã.

Apoio financeiro à família
Alunos e seguidores de Olavo de Carvalho estão tomando a iniciativa de sugerir à pessoas que apoiem à família com as despesas hospitalares por meio da aquisição dos cursos online do professor. É importante enfatizar que a família não fez qualquer pedido público nesse sentido. A sugestão para a aquisição dos cursos como forma de apoio financeiro é uma iniciativa voluntária dos alunos e apoiadores do professor Olavo de Carvalho, iniciativa essa que endossamos e apoiamos.

O website para aquisição dos cursos pode ser acessado nesse link aqui, que dá acesso à página do Seminário de Filosofia. Além dos cursos avulsos, o website fornece acesso ao Curso Online de Filosofia, que reúne até o momento mais de quatrocentos vídeos com as aulas de filosofia do professor Olavo de Carvalho, perfazendo um total de cerca de mil horas de exposição. O conteúdo do curso online de filosofia constituiu-se no maior e melhor acervo de história e filosofia e alta cultura disponível em língua portuguesa em nosso país.

Agradecemos à Dra. Lúcia Bernadete Nielsen Tinasi Goulart que colaborou conosco na elaboração desse artigo. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews