Jair Bolsonaro & Os Debates Eleitorais

Na sexta-feira começou a circular a mentira de que Jair Bolsonaro já teria decidido não participar dos debates com demais candidatos durante a campanha eleitoral. A notícia foi dada com destaque no jornal O Globo, pelo jornalista Ancelmo Goes, comunista da velha guarda já conhecido da grande imprensa brasileira. Em vídeo publicado no domingo, e que pode ser visto mais abaixo, Jair Bolsonaro desmentiu a notícia falsa.

Existe uma ideia disseminada entre parte dos apoiadores de Jair Bolsonaro de que sua participação em debates seria desvantajosa para sua candidatura. Ao nosso ver, esse temor não se justifica, pois parte de sua suposição errônea. Isso porque nos últimos quatro anos houve uma mudança brutal na percepção do brasileiro sobre os políticos, de modo que é um erro supor que adversários treinados numa retórica empolada e tecnocrática possam vir a fazer frente à anti-retórica de Jair Bolsonaro.

Pois é exatamente essa anti-retórica do candidato da direita, aqui entendida como a capacidade de falar diretamente e de modo sincero às pessoas sobre seus problemas reais, sem fazer concessões à polidez artificial do politicamente correto e sem apresentar soluções mágicas e enganosas para esses problemas, é que tem feito seu nome crescer junto aos eleitores.

É exatamente essa anti-retórica de Jair Bolsonaro, que é muito semelhante àquela usada por Donald Trump na campanha eleitoral americana, que explica em grande parte seu favoritismo nessas eleições. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews



 

Comente com seu perfil do facebook: