Nova Pesquisa Datafolha Traz Números Irrealistas

O Instituto Datafolha divulgou nessa segunda-feira uma nova pesquisa que, segundo nosso entendimento, traz números que não correspondem à realidade observada nas ruas e nas redes sociais. A pesquisa informa que Jair Bolsonaro teria 24% das intenções de voto, contra os 22% da pesquisa anterior. Como a variação está dentro da margem de erro, o instituto conclui que não houve evolução recente nas intenções de voto ao candidato.

Essa conclusão está em flagrante contradição com pesquisas internas de empresas e demais candidatos, que são unânimes em admitir o crescimento constante e estável de Jair Bolsonaro nas intenções de voto, especialmente após o atentado.  A pesquisa também traz cenários de segundo turno que são irrealistas como, por exemplo, um cenário em que figura o poste nacional dos petistas, Fernando Haddad, cujo nome não é consenso nem mesmo dentro do partido.

O nosso entendimento em relação a estas pesquisas continua o mesmo: seja por erro metodológico ou deliberado, os números apresentados não traduzem a real intenção de voto de todo o eleitorado brasileiro. Portanto, pelo registro histórico de erros passados grotescos e gritantes, estas pesquisas não podem nem devem de modo algum servir para orientar estratégias de campanha e muito menos para definir o voto de cada eleitor.  #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


 

Comente com seu perfil do facebook: