Nova Pesquisa Datafolha Faz Ajustes Mas Ainda Esconde A Realidade

Nova pesquisa Datafolha divulgada hoje, 02/10, traz ajustes nos números exibidos, e mostra um crescimento de Jair Bolsonaro, um recuo de Fernando Haddad e uma estabilidade de Ciro Gomes, além do afundamento das candidaturas de Geraldo Alckmin e Marina Silva. Em nosso entender, esses números não correspondem à a realidade observada nas ruas e nas redes sociais.

O percentual de 32% das intenções de voto atribuídos pela pesquisa a Jair Bolsonaro está bastante abaixo do que pode ser verificado empiricamente por amostragens aleatórias em todas as regiões do País. As manifestações de apoio a Bolsonaro ocorridas em inúmeras cidades nesse final de semana atestam esse fato. 

Os resultados da pesquisa servem unicamente para induzir eleitores e analistas políticos a acreditarem que teremos inevitavelmente um segundo turno entre Jair Bolsonaro e o candidato petista porta-voz de seu chefe presidiário. Ocorre que um número crescente de analistas começam a reconhecer, bem como os operadores de mercado, que existe uma tendência e uma possibilidade real de vitória de Jair Bolsonaro no primeiro turno.

Essa tendência não é indicada pela pesquisa. Dessa forma, analistas que pautarem suas previsões pelos número exibidos pelo Datafolha, bem como pelo Ibope, correm um risco muito mais elevado de errar em suas projeções, assim como erraram com Donald Trump nas eleições americanas.

O Crítica Nacional continuará pautando-se unicamente, no que diz respeito a publicações que trazem aferição da tendência do eleitorado, pelos estudos apresentados pela agência norte-americana Encuestas Digitales, cujos resultados estamos publicando já há algumas semanas. E nessa quarta-feira traremos uma nova atualização de levantamento de dados feito pela agência. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


Levantamento Digital Mostra: Faltam 2.75% Para Jair Bolsonaro Vencer No Primeiro Turno

Comente com seu perfil do facebook: