Urgente: Joaquim Levy Deixará o BNDES

1044


por paulo eneas
O presidente do BNDES e ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, Joaquim Levy, irá entregar sua carta de demissão ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã desse domingo. A decisão de Joaquim Levy vem logo em seguida ao pedido de renúncia ao cargo de diretor de BNDES feito por Marcos Barbosa Pinto, um protegido dos petistas que havia sido nomeado para a diretoria do banco pelo agora demissionário presidente da instituição.

Joaquim Levy na prática foi demitido em público pelo Presidente Bolsonaro ao final desse sábado, após a divulgação da nomeação de Marcos Barbosa. O Presidente da República criticou duramente a nomeação e deu um ultimatum a Joaquim Levy para exonerar o diretor até segunda-feira. O ultimatum foi entendido no seu sentido óbvio: Joaquim Levy deveria sair.

A escolha do ex-ministro do governo petista para presidir o BNDES foi feita pelo ministro Paulo Guedes ainda em novembro passado. A escolha foi criticada por nós no artigo O Ônus Político da Escolha de Joaquim Levy Para o BNDES,  publicado naquela oportunidade. O Presidente Bolsonaro aceitou a indicação a contragosto, em um gesto de grandeza objetivando não sinalizar possíveis tensões com seu futuro ministro da economia antes mesmo de iniciar o novo governo.

Em apenas uma semana houve quatro mudanças relevantes no Governo Bolsonaro: na Secretaria de Governo, na Funai, nos Correios, e agora no BNDES. As mudanças indicam a clara determinação do Presidente Bolsonaro de afastar auxiliares que não estejam plenamente alinhados com a agenda de governo aprovada nas urnas e com os compromissos de campanha assumidos pelo presidente no ano passado.

As quatro mudanças indicam positivamente a reafirmação constante da autoridade do presidente e deixam uma mensagem clara: que não haverá espaço no Governo Bolsonaro para petistas e agentes alinhados com os interesses dos globalistas. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews

LEIA TAMBÉM:
O Ônus Político da Escolha de Joaquim Levy Para o BNDES


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixe um comentário