Presidente Bolsonaro & O Coeficiente Digital de Popularidade


Um levantamento feito pelo agência de ciência de dados MrPredictions aponta que o coeficiente digital do Presidente Bolsonaro está na casa de 54%. Comparado com os métodos tradicionais utilizados pelos institutos de pesquisa para fins de aferição da percepção da opinião pública, esse resultado equivaleria a dizer que a popularidade de Bolsonaro hoje é de 54%.

Esses números contrastam com os dados dos institutos tradicionais, que apontam a popularidade presidencial na casa do 32% a 33%, sendo que os institutos de pesquisas e a mídia tradicional determinam como critério de “avaliação positiva” a soma do “ótimo + bom” das pesquisas, sem considerar que uma parcela do “regular” acaba migrando para a aprovação do mandatário. Nesse sentido, deve-se levar em conta que:

O critério pelo qual a noção de regular é empregada nos cálculo dos institutos de pesquisa tradicionais é controverso, pois muitas pessoas podem considerar o governo como sendo “regular” e ainda assim terem uma percepção positiva e de aprovação desse governo.

Esse dado de 54% de aprovação é confirmado quando é feita uma leitura mais atenta das pesquisas tradicionais. No ítem “Expectativa de Governo”, no último Datafolha (Julho) por exemplo, esse número foi de 51%. Raros os veículos de mídia que publicaram essa avaliação de 51% de expectativa positiva.

O método utilizado pela agência MrPredictions é um tracking digital, e não pode ser considerado como uma pesquisa tradicional. A pesquisa tradicional se baseia em antigos métodos desenvolvidos nos anos 50, enquanto as técnicas inovadoras utilizam inteligência artificial para mensurar os fluxos digitais, e assim determinar o coeficiente de expressividade da figura avaliada.

Esses métodos inovadores têm se mostrado muito mais eficientes nas últimas avaliações, considerando a eleição de Trump nos Estados Unidos em 2016, no Paraguai em 2017 e nas eleições brasileiras de 2018, tanto em nível nacional como no Estado de São Paulo, nas quais a empresa MrPredictions utilizou essa metodologia e acertou todos os resultados.

O levantamento que resultou nesse coeficiente digital de 54% de aprovação levou em consideração um período de 90 dias, dentro do qual existem oscilações da popularidade das personalidades avaliadas, para, ao final, identificar um escore aglutinado do período. Além do Presidente Bolsonaro, o MrPredictions analisou também o desempenho do presidiário Lula e ministro Sérgio Moro.

Conforme mostra o gráfico abaixo, no caso do presidiário petista, ele apresenta um coeficiente digital de 12%. Por sua vez, o o ministro Sérgio Moro exibe um coeficiente na casa de 19%. Considerando um eventual e hipotético embate direto entre Lula X Moro, o atual ministro da Justiça apresenta uma vantagem de 38% X 24% sobre o prisioneiro condenado.

O levantamento demonstra também que o Presidente Bolsonaro está em ascensão, que registrada no fechamento da série histórica. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews



No segundo gráfico abaixo, a série histórica indicando a evolução do coeficiente digital:


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixe um comentário