Estados Unidos e Argentina Firmam Acordo de Combate ao Terrorismo


por angelica ca
O ministro das Relações Exteriores da Argentina Jorge Faurie anunciou na sexta-feira passada (19/07), durante coletiva à imprensa realizada no Palácio San Martín em Buenos Aires, juntamente com Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, um acordo estratégico que estabelece um mecanismo de cooperação regional no combate ao terrorismo e na luta contra as atividades ilícitas. O acordo compreenderá a Argentina, os Estados Unidos, o Brasil e o Paraguai.

Jorge Faurei ressaltou que o Hezbollah representa um perigo porque o grupo recruta pessoas e busca financiamento criminoso, além de possuir vínculos com outras organizações terroristas como o ELN na Colômbia e também dentro da Venezuela. Ele ainda demonstrou preocupação com o ressurgimento do Sendero Luminoso no Peru, grupo maoista extinto no final dos anos 90.

A visita de Mike Pompeo à Argentina foi para participar da Conferência Hemisférica de Luta contra o Terrorismo, além tomar parte na homenagem dos 25 anos do maior atentado terrorista da América Latina, ocorrido em Buenos Aires contra a Associação Mutual Israelita Argentina. O atentado deixou deixou um trágico saldo de mais de 85 mortos e 300 feridos.

O chanceler argentino afirmou ainda durante a coletiva com Mike Pompeo que os quatro países assinaram um documento contra o Hezbollah e demais organizações terroristas:

Os quatro países chegaram a uma decisão de estabelecer um mecanismo de segurança regional, para a coordenação política e diplomática de esforços na luta contra a atividade ilegal na região, bem como suas possíveis ligações com o crime transnacional e o financiamento ao terrorismo em particular.

Estão previstas a realização de reuniões semestrais que contarão com a participação das quatro chancelarias, para fins de troca de informações, coordenação de ações e realização de diagnósticos na luta contra o terrorismo regional. O próximo encontro está previsto para acontecer na acontecer na Colômbia nos dias 16 e 17 de janeiro de 2020.  #CriticaNacional #TrueNews #RealNews

Estados Unidos Impõem Sanções Contra Terrorista do Hezbollah Salman Raouf

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixe um comentário