Presidente Eleito da Guatemala Quer Rever Acordo de Imigração Com Estados Unidos


O candidato Alejandro Giammattei venceu o segundo turno das eleições presidenciais realizadas na Guatemala neste domingo (11/08) e governará o país pelo próximos quatro anos. Giammattei recebeu 58.54% dos votos e concorreu com a ex-primeira-dama Sandra Torres. O presidente eleito prometeu durante sua campanha combater a corrupção, a violência e o desemprego que assolam o país.

A Guatemala enfrenta uma grande onda migratória em direção aos Estados Unidos, e este constitui-se em um dos grandes desafios do novo governo. O presidente eleito venceu as eleições com a promessa de impedir as migrações em massa para os Estados Unidos através do território guatemalteco.

Porém, segundo a Agência Reuters, Alejandro Giammattei teria afirmado já neste domingo que espera poder fazer mudanças no acordo de migração assinado em julho pelo país com os Estados Unidos. Em julho deste ano, os Estados Unidos assinaram um acordo com a Guatemala que impõe novas regras para conter a imigração.

Segundo esse acordo, os Estados Unidos juntamente com a Guatemala passariam a integrar a chamada política do terceiro país, segundo a qual as pessoas que buscam asilo nos Estados Unidos deveriam pedir asilo em um primeiro país seguro por onde passassem no caminho até a chegada na fronteira norte-americana. Colaboração Angelica Ca #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixe um comentário