O Presidente do Brasil atingiu a marca de 33 milhões de inscrições no somatório das suas redes sociais, e também está perto de alcançar outras significativas: uma delas é atingir os 14 milhões de pessoas inscritas no Instagram, além de ultrapassar 115 milhões de visualizações no Youtube.

A marca dos 33 milhões de inscrições na soma de todas as plataformas de rede acontece alguns dias após o Tribunal Superior Eleitoral reconhecer que não houve uso de robôs pela campanha do então candidato Jair Bolsonaro, mostrando assim que a notícia divulgada à época pelo jornal Folha de São Paulo com essa acusação era rigorosamente falsa.

De fato, conforme o Critica Nacional mostrou no decorrer da semana passada, o uso de instrumentos técnicos de checagem de fakes mostra que de cada vinte seguidores do Presidente Bolsonaro nas redes, somente um apresenta suspeita de ser um perfil fake. A acusação de uso de robôs é, portanto, falsa e inconsistente.

Outro fato que chama a atenção no crescimento no número de inscrições do mandatário brasileiro é que a linha do tempo é regular e gradativa, o que demonstra crescimento real e constante, correlacionado a fatos concretos, como mostra o gráfico mais abaixo.

Análises especializadas de crescimento de inscrições mostram que quando fazendas de robôs são acionadas para gerar crescimento artificial, acontecem “soluços” no gráfico evolutivo, fato que não ocorre em relação aos seguidores do Presidente Bolsonaro. Esses dados contrariam a narrativa dos institutos de pesquisa tradicionais, segundo a qual o Chefe de Estado brasileiro estaria perdendo popularidade.

Metodologia utilizada no levantamento
O levantamento apresentado pelo Crítica Nacional nesse final de semana, sob o título Urgente: Presidente Bolsonaro Ultrapassa 33 Milhões De Seguidores Nas Redes Sociais, considera as bases digitais da personalidade sob estudo, através de inscrições nas contas oficiais nas redes sociais, considerando as contas validadas nas principais plataformas: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.

O método utilizado é semelhante àquele utilizado pelo Ibope/Repucom no seu Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, descrito em artigo que pode ser acessado nesse link aqui.

Mesmo considerando que existe a possibilidade de inscrição sobreposta (que se opta por não higienizar, dada a pluralidade de nicks e id´s), esse tipo de levantamento denota a expressividade da movimentação social em torno do conceito, objeto ou pessoa avaliados, determinando com clareza a sua relevância e o seu interesse por parte da sociedade.

Esse tipo de levantamento tem se mostrado um termômetro muito confiável de avaliação de tendência de popularidade, seja pela sua transparência, seja pela sua facilidade de compreensão.

Mesmo que possa comportar algum tipo de imprecisão, ainda assim a composição de uma massa de grandes números é uma medida muito significativa para avaliar a dimensão de expressividade e interesse, sem os tradicionais questionamentos aos quais estão sujeitos os métodos amostrais, cuja credibilidade tem sido muito questionada recentemente.

O Crítica Nacional tem sido muito claro ao apresentar esse tipo de leitura, alternativa aos métodos tradicionais, como uma outra possível visão, sem que tenha que ser considerada como “absoluta” ou “definitiva”. Trata-se na verdade de uma forma de enxergar a dinâmica social e política através de indicadores quantitativamente mensuráveis.

O que não se pode admitir é a ditadura conceitual da odienta onda do politicamente correto, na qual aquilo que não se encaixa dentro do espartilho intelectual do pensamento hegemônico passa automaticamente a ser objeto de questionamento pelas patrulhas ideológicas.

Abraçamos a noção de que quanto mais informação, melhor. Pois ao fim e ao cabo, as pessoas podem e devem escolher o tipo de critério que mais lhes agrada e convém para avaliar a dimensão política de uma personalidade pública. Abaixo, o mapa do Presidente Bolsonaro nas redes sociais.  #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


<font color=#ffffff>Análise do Crescimento do Presidente Bolsonaro nas Redes Sociais</font>

<font color=#ffffff>Análise do Crescimento do Presidente Bolsonaro nas Redes Sociais</font>


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixe um comentário