por angelica ca e paulo eneas
Com cem por cento dos votos apurados, foi confirmado nesta quinta-feira (28/11) o fim da hegemonia de quinze anos da esquerda socialista no Uruguai. O candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, venceu o segundo turno das eleições presidenciais uruguaias realizadas no último domingo. Luís Lacalle Pou é considerado um político de centro-direita dentro do espectro político uruguaio.

A confirmação oficial de sua vitória, que já era considerada matematicamente irreversível, conforme o Crítica Nacional informou no artigo Esquerda Sofre Derrota Histórica No Uruguai Após Quinze Anos No Poder, publicado na última segunda-feira, foi feita após a contagem dos votos dos eleitores idosos e com necessidades especiais, cuja apuração é feita em separado.

O agora o presidente oficialmente eleito Luis Lacalle Pou publicou nota em seu twitter agradecendo pela vitória, que representa uma guinada ao menos à centro-direita no poder político no Uruguai. O resultado da eleição coloca um fim ao ciclo de governos esquerdistas, iniciado com Tabaré Vázquez em 2005, seguido de José Mujica, e novamente Tabaré Vazquez, cujo mandato encerra esse ano.

A vitória de Luís Lacalle Pou marca também o retorno do Partido Nacional ao poder após 24 anos. Por sua vez, o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, parabenizou o povo uruguaio e seu presidente eleito Lacalle pela vitória, e afirmou estar disposto a trabalhar junto e apoiar o novo mandatário uruguaio no esforço pela restauração da democracia na Venezuela. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixe um comentário