por clau de luca e paulo eneas
A Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta terça-feira  (17/12), mostra que a economia brasileira entrará definitivamente no caminho da retomada de crescimento no ano de 2020. A previsão de expansão da economia nacional para o próximo ano, indicada pelo crescimento do PIB, é de 2.5% segundo as estimativas desse final de ano de 2019.

A novidade segundo o levantamento da CNI, é que o crescimento projetado do PIB para o ano que vem será puxado pela expansão do setor industrial. Segundo esse levantamento, a estimativa é de um crescimento de 2.8% do PIB industrial, além de um aumento de 6.5% no volume de investimentos industriais ao longo do ano de 2020.

A previsão para o crescimento do consumo para as famílias, de 1.9% em 2019 é de uma taxa de 2.2% em 2020. A aceleração da economia na segunda metade do ano de 2019 é um claro sinal de que haverá um sólido crescimento nos próximos 12 meses. Além disso, os dados indicam um aumento do consumo, o que tem relação direta com a queda da taxa de juros Selic e com a retomada do mercado de trabalho.

Para a CNI, as reformas implementadas em 2019, sobretudo a reforma da Previdência, têm contribuído para esse resultado de aumento do investimento, produção e consumo. Apesar disso, a entidade ainda defende maior rapidez na reforma tributária e reformas adicionais para contenção de gastos públicos e para a promoção de um duradouro equilíbrio fiscal. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE