por angelica ca e paulo eneas
O filósofo conservador britânico Roger Vernon Scruton faleceu neste domingo (12/01) após seis meses de batalha contra o câncer. Ele tinha 75 anos de idade. Roger Scruton escreveu 50 livros sobre conservadorismo, estética, moral e política, além de duas óperas e uma série de romances.

Ex-professor do Birkbeck College de Londres, de 1971 a 1992, Scruton foi presidente da Comissão Building Better  Building Beautiful do governo britânico. Foi também o fundador da publicação conservadora Salisbury Review, e atuou em movimentos dissidentes na Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Polônia durante os anos oitenta.

Roger Scruton era filósofo e foi membro da Academia Britânica e da Royal Society of Literature, foi professor de pesquisa da Universidade de Buckingham, bem como professor visitante da Universidade de Oxford. Seus artigos foram publicados em veículos internacionais, como The Wall Street Journal e The Times.

Em dezembro de 2019 durante evento na embaixada húngara em Londres, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban concedeu Ordem do Mérito da República da Hungria Middle Cross ao conservador e filósofo Roger Scruton. Na cerimônia de entrega, o premier Viktor Orban afirmou:

“Aprendemos com nosso querido professor que o conservadorismo é tudo menos uma ideologia; de fato, é o antídoto para a ideologia”.

Victor Orbán também afirmou que Roger Scruton era um homem de prática e não de abstrações, e lembrou que o filósofo britânico atuava como um forte aliado das forças anticomunistas na Europa Central e Oriental durante a era comunista soviética. Em comunicado, a família de Roger Scruton declarou:

“É com muita tristeza que anunciamos a morte de Sir Roger Scruton, FBA, FRSL. Amado marido de Sophie, pai adorado de Sam e Lucy e irmão estimado de Elizabeth e Andrea, ele morreu pacificamente no domingo, 12 de janeiro. Ele nasceu em 27 de fevereiro de 1944 e vinha lutando contra o câncer nos últimos seis meses. Sua família está muito orgulhosa dele e de todas as suas conquistas.”

O Presidente Bolsonaro publicou uma mensagem em sua rede social lamentando a morte de Roger Scruton. O mandatário brasileiro fez menção à importância da obra de Scruton para a preservação das tradições da civilização ocidental.

Obs:
O título FRSL significa Fellow of Royal Society of Literature, indicando que Roger Vernon Scruton era membro da Royal Society de literatura. Por sua vez, o título FBA significa Fellow of British Academy, indicando que Scruton era membro da academia britânica. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE