por angelica ca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou oficialmente nesta sexta-feira (13/03) estado de emergência nacional no país para combater a propagação do coronavírus. O comunicado foi feito em pronunciamento à nação no Rose Garden da Casa Branca: “para empregar todo o poder do governo federal, estou oficialmente declarando uma emergência nacional”, disse Trump.

O presidente norte-americano invocou o Lei Stafford Trump, prevista para ser usada em situações de risco à ordem e desastres, que permite o auxílio financeiro a estados e municípios. Donald Trump afirmou que a medida iria abrir acesso a até US$ 50 bilhões de fundos federais, que ele descreveu como “uma grande quantia em dinheiro para estados e territórios e localidades em nossa luta compartilhada contra esta doença”.

O mandatário norte-americano incentivou em seu comunicado que os americanos usem serviços de tele-saúde, para permitir que todos os médicos do país ajudem a cuidar de pacientes potencialmente infectados. Donald Trump ainda afirmou que seu governo está acelerando os estudos sobre casos suspeitos de coronavírus, e que cerca de 500.000 testes adicionais de coronavírus estarão disponíveis no início da próxima semana.

Donald Trump informou também que seu governo também está trabalhando com o Google para criar um site de testes de coronavírus. O objetivo do site é ajudar médicos e pacientes a avaliar seus riscos e identificar locais onde receber um teste. Até o momento os Estados Unidos registraram 1.701 casos confirmados de Covid-19 que resultaram em 40 mortes.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE