por paulo eneas
Não existe informação disponível sobre o número de pessoas atualmente internadas no Brasil por conta da doença do vírus chinês. Esta informação precisa ser trazida a público, uma vez que toda a estratégia adotada para tratar a epidemia partiu do pressuposto do risco de colapso do sistema de saúde se muitas pessoas ficarem doentes ao mesmo tempo.

Acontece que o Brasil está no momento no trigésimo quinto dia de epidemia e não existe informação oficial do número oficial de internados por covid-19. Médicos com quem mantemos contato em off no sistema de saúde afirmam que UTI’s estão vazias, havendo um outro caso de internação.

Segundo estas fontes, a única pressão que existe no sistema atualmente é a pressão de agentes políticos para que seja feito o registro indevido de qualquer ocorrência ou óbito como sendo de causa associada ao vírus chinês, mesmo quando a causa é outra ou desconhecida.

É imprescindível que o Ministério da Saúde disponibilize diariamente informação sobre número de internados por COVID-19, para que a população possa verificar se as previsões sobre pressão no sistema de saúde de fato estão se confirmando, e se as medidas que estão sendo tomadas são as mais corretas para aliviar essa suposta pressão.