O presidente dos Estados Unidos Donald Trump criticou de maneira dura a Organização Mundial da Saúde em suas redes sociais nesta na terça-feira (07/04), acusando-a de ser muito centrada na China mesmo que seja financiada em grande parte pelos Estados Unidos.
Referindo-se à sua decisão de suspender a entrada de estrangeiros que estiveram na China desde o final de janeiro, o mandatário americano afirmou que felizmente rejeitou os conselhos da OMS de manter as fronteiras dos Estados Unidos abertas à China no início da pandemia com objetivo de impedir a propagação do vírus chinês.
Durante entrevista coletiva realizada em março, o presidente norte-americano chamou repetidamente o coronavírus de “vírus chinês”, ignorando críticas que o rotulavam como racista. “Não é racista. É da China, é por isso”, afirmou Donald Trump, explicando seu raciocínio.
The W.H.O. really blew it. For some reason, funded largely by the United States, yet very China centric. We will be giving that a good look. Fortunately I rejected their advice on keeping our borders open to China early on. Why did they give us such a faulty recommendation?
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 7, 2020