Nossa equipe elaborou um ranking do número de inscritos nas redes sociais do Presidente Bolsonaro e comparou esse número com o total de inscritos nas redes sociais de todos os governadores. O resultado obtido foi expressivo: o número de inscritos nas redes sociais do chefe do Executivo Federal é superior ao dobro do número total somado de inscritos nas redes sociais de todos os governadores, conforme explicamos abaixo.

O ranking é formado pela somatória do número de inscrições nas seguintes plataformas: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. A coleta dos dados foi realizada em 02 de abril de 2020 a partir das páginas oficiais de cada governador.

Dos atuais governadores, João Dória (PSDB/SP) ainda é o nome com mais inscrições nas mídias sociais, com pouco mais cinco milhões de subscrições. Ronaldo Caiado (DEM/GO) aparece em segundo lugar com seus 1.7 milhões de inscritos em suas plataformas de rede.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC/RJ) ocupa o terceiro lugar com quase 1.1 milhão de inscritos. Ele ultrapassou Ratinho Junior (PSD/PR) que caiu para o quarto lugar.

Quem também perdeu quatro posições foi o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo. Ele era o quarto colocado no ranking de maio de 2019 e agora é o sétimo colocado com pouco mais de 850 mil inscrições.

Camilo Santana (PT/CE), Flávio Dino (PCdoB/MA) e Helder Barbalho (MDB/PA) subiram para o quinto, sexto e nono lugares, respectivamente. Eduardo Leite (PSDB/RS) caiu duas posições e agora é o décimo colocado.

Nos quadros comparativos exibidos mais abaixo são mostrados os somatórios de inscrições do Top 10 em números absolutos, bem como o ranking digital completo e a taxa de crescimento no período entre o mês de maio de 2019 e o mês de abril de 2020.

Fora da lista dos Top 10:
• Subiram: Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés do PSL (2 posições é o 15º).   Fátima Bezerra (PT/RN) é a 13ª (subiu uma posição), João Azevedo (PSB/PB) subiu duas posições e ocupa o 18º  e Waldez Góes (PDT/AP) subiu uma posição e é agora o 25º.

• Caíram: Wilson Lima (PSC/AM) caiu uma posição e está em 14º; Wellington Dias (PT/PI) caiu duas posições e ocupa o 17º; Gladson Cameli (PP/AC), Reinaldo Azambuja (PSDB/MS) e Mauro Carlesse (PHS/TO) caíram uma posição e ocupam o 19º, 20º e 26º, respectivamente.

É importante destacar que o levantamento leva em conta os dados de “seguidores” no Facebook. Nas outras plataformas essa informação está apontada claramente. Mas no Facebook existem “curtidas” e “seguidores”. O número que utilizamos, conforme constam das capturas de telas – é o número de “seguidores”. Existem algumas ferramentas, como por exemplo Social Blade, que apontam equivocadamente as “curtidas” como se fossem “seguidores”. Basta fazer uma comparação em tempo real para verificar essa inconsistência.

Com base nessa informação equivocada, alguns veículos da grande mídia, e agências de pseudo checagem de fatos, questionaram dados anteriores apresentados pelo Crítica Nacional. Isso acontece com quem utiliza informações secundárias para verificar fatos,  colocando-se em situação de dependência em relação a ferramentas intermediárias de dados. No nosso levantamento, os dados são coletados diretamente das fontes primárias.

Em relação ao somatório de  inscrições, o que se verifica é que o total de todos os Governadores atinge o patamar de quase 18 (dezoito) milhões de inscrições. Em relação ao Presidente da República Jair Bolsonaro, ele recentemente ultrapassou a marca de 37.5 milhões de inscrições, conforme mostramos no artigo PRESIDENTE BOLSONARO CONTINUA CRESCENDO NAS REDES SOCIAIS, publicado no dia 05 de abril.

Isso equivale a dizer que o número de inscrições nas redes sociais do Presidente da República representa mais que o dobro da soma de inscrições nas redes sociais de todos os Governadores do Brasil, e segue crescendo. Nesse cenário, impossível inferir que o Presidente esteja “derretendo” nas mídias sociais, como alguns setores da grande mídia insistem em afirmar, erroneamente.


 

NÚMERO DE SEGUIDORES DO PRESIDENTE BOLSONARO NAS REDES SOCIAIS É MAIS DO QUE O DOBRO DO TOTAL DE SEGUIDORES DOS GOVERNADORES


NÚMERO DE SEGUIDORES DO PRESIDENTE BOLSONARO NAS REDES SOCIAIS É MAIS DO QUE O DOBRO DO TOTAL DE SEGUIDORES DOS GOVERNADORES


NÚMERO DE SEGUIDORES DO PRESIDENTE BOLSONARO NAS REDES SOCIAIS É MAIS DO QUE O DOBRO DO TOTAL DE SEGUIDORES DOS GOVERNADORES