A Polícia Federal desarticulou nesta terça-feira (05/5) uma associação criminosa composta por políticos e empresários que visavam apropriar-se indevidamente de bens pertencentes ao município de Ji-Paraná/RO.

Cerca de 62 policiais federais deram cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, todos no município de Ji-Paraná/RO.

Segundo nota da Polícia Federal, foi constatado após investigações preliminares, que integrantes do Poder Executivo, auxiliados por membros do Legislativo da cidade, elaboraram e aprovaram projeto de lei autorizando a permuta de terrenos públicos por uma área pertencente a particulares.

O procedimento de permuta está recheado de ilegalidades, supertafaturamento e não possui qualquer finalidade pública, com intuito exclusivo de beneficiar particulares e os próprios políticos envolvidos no esquema criminoso, conforme apurado pela Polícia Federal.

Os envolvidos na ação delituosa serão indiciados, na medida de sua participação, pelos crimes de peculato, falsidade ideológica , crime de responsabilidade, e associação criminosa.

A denominação escolhida para a operação faz alusão ao método sistemático de corrupção sinérgica, envolvendo agentes públicos e particulares, que se utilizam da máquina pública para atender os seus próprios interesses em detrimento do interesse público.

*Com informações de http://www.pf.gov.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE