Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a perda total ou em parte da renda mensal já atingiu 40% dos brasileiros e 77% dos que estão no mercado de trabalho têm medo de perder o emprego. Segundo dados da pesquisa, a perda do poder de compra desde o início da pandemia já atingiu quatro em cada dez brasileiros acima de 16 anos.

Do total de entrevistados, 23% já perderam totalmente a renda, e outros 17% tiveram redução no ganho mensal. Isso significa dizer que quatro em cada 10 brasileiros acima de 16 anos perderam poder de compra desde o início da pandemia.

A pesquisa também mostra que o impacto na renda e o medo do desemprego levaram 77% dos consumidores a reduzir, durante o período de isolamento social, o consumo de pelo menos um de 15 produtos testados. Ou seja, de cada quatro brasileiros, três reduziram seus gastos. Apenas 23% dos entrevistados não reduziram em nada suas compras, na comparação com o hábito anterior ao período da pandemia.

Uma das ações adotadas pelo governo federal para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19, para manutenção dos empregos, foi a criação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Publicada no Diário Oficial da União no início de abril, a MP 936/2020, permite a redução proporcional de jornada e de salários após acordo entre empregador e trabalhador, pelo período de três meses, o pagamento  de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, a suspensão temporária do contrato de trabalho.

*Com informações noticias.portaldaindustria.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE