O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou na última sexta-feira (08/05), novas regras para jornalistas chineses que trabalham no país. A novas regras começam a entrar em vigor a partir desta segunda-feira (11/05) e irão reduzir para um máximo de 90 dias os vistos dos jornalistas nos Estados Unidos. O visto pode ser prorrogado.

Esses vistos anteriormente não precisavam ser prorrogados, a menos que o funcionário mudasse de empresa , e sua validade era por tempo indeterminado. Ao emitir o novo regulamento na sexta-feira, o Departamento de Segurança Interna citou o que chamou de “supressão do jornalismo independente” da China, incluindo uma crescente falta de transparência

Em março, a China expulsou vários jornalistas americanos de três jornais, do New York Times, Washington Post e Wall Street Journal, em resposta às restrições dos Estados Unidos à mídia chinesa que é controlada pelo Estado.

As regras não se aplicam a jornalistas de Hong Kong ou Macau, dois territórios considerados semiautônomos, de acordo com o regulamento publicado sexta-feira no Federal Register.

*Com informações The Economic Times e ABC News