pela redação
Um levantamento feito pelo Daily Presidential Tracking Poll conduzido pela empresa Rasmussen Reports nos Estados Unidos mostrou que o presidente norte-americano Donald Trump atingiu na última sexta-feira (18/19) a sua melhor avaliação nos últimos 24 meses. A pesquisa indica 53% de aprovação, contra 46% de desaprovação. Uma margem de 7% a favor de Donald Trump.

O levantamento da Rasmussen é realizado desde 18 de Maio de 2017, e é a única pesquisa com leitura diária sobre a aprovação do Chefe de Estado dos Estados Unidos. A coleta de dados é realizada de segunda a sexta, e também é a primeira vez em 2020 que o presidente norte-americano registrou avaliação positiva em todos os dias da semana, demarcando uma clara e nítida tendência de crescimento de sua aprovação.

Os dados para a pesquisa do Rasmussen Reports são coletados usando uma metodologia de votação automatizada. De um modo geral, o processo de pesquisa automatizado é idêntico ao das empresas americanas de pesquisas tradicionais assistidas por operadores, como Gallup, Harris e Roper.

No entanto, os sistemas de votação automatizados usam uma única voz gravada digitalmente para conduzir a entrevista, enquanto as empresas tradicionais contam com bancos de dados telefônicos (contact center) e métodos assistidos por operadores manuais.

A CNN Brasil veiculou uma matéria no dia anterior, quinta-feira (17/09), informando que os presidentes norte-americanos com mais de 49% de aprovação têm maior facilidade de reeleição. Porém, o mesma emissora apresentou somente dados do Instituto Gallup, no qual a aprovação do mandatário americano seria inferior a esse patamar.

Seguindo a lógica da CNN, mas utilizando como referência os dados da pesquisa Rasmussen, o cenário do momento é favorável à reeleição de Donald Trump, retomando o patamar dos meses de janeiro e fevereiro, período anterior à pandemia, que indicava o favoritismo de Donald Trump para sua reeleição como presidente dos Estados Unidos.

Os dados completos e detalhados do levantamento feito pelo Rasmussen Reports podem ser vistos nesse link aqui.


Crítica Nacional Notícias: