por marlon derosa
Neste sábado (26/09), a partir das 9 horas da manhã, ocorrerá a transmissão ao vivo da segunda edição do Seminário de Bioética Personalista promovido pelo grupo de estudos Bioética Personalista, com apoio de Estudos Nacionais e do Centro de Bioética da Amazonia (CBAm).

O evento terá como pano de fundo o tema Bioética e a Dignidade Humana, questão central da bioética personalista de fundamentação ontológica e, por isso, essa edição do seminário é uma oportunidade singular tanto aos que desejam ter um primeiro contato com o tema quanto aos que buscam se aprofundar.

Essa corrente bioética tem como pilar a defesa da vida humana da concepção até a morte natural, uma vez que para o personalismo de fundamentação ontológica não se admite a instrumentalização da vida humana. Considera-se o ser humano tendo um valor intrínseco. É a visão do ser humano como um fimjamais como um meio. O link da transmissão do evento pode ser acessado mais abaixo.

Com eventos mensais, o grupo de estudos Bioética Personalista tem apoio do CBAm e do site Estudos Nacionais, agregando mais de 100 profissionais especialistas em bioética, entre eles professores universitários, juristas, filósofos e bioeticistas. Para divulgação dos eventos mensais, o grupo criou uma base de e-mails (mailing) para qualquer pessoa interessada em acompanhar os trabalhos do grupo, incluindo os seminários mensais. Para se inscrever no mailing e receber informações periódicas da iniciativa clique aqui.

Confira abaixo a programação do 2º Seminário que ocorre dia 26/09 das 9h às 12h no YouTube.

– A Pessoa Humana e sua Dignidade
Victor Sales Pinheiro – Professor de Filosofia e Bacharel em Direito

– Bioética Personalista Ontologicamente Fundada
Dalton Luís de Paula Ramos – Professor, Dentista e Bioeticista

– O paradoxo dos Direitos Humanos
Sandro Aléx Simões – Professor, Advogado e Bioeticista

Marlon Derosa
Colunista do site Estudos Nacionais, aluno do Master Internacional em Bioética da Fundación Jérôme Lejeune, pesquisador independente na área de bioética, saúde pública, direitos humanos e geopolítica. Administrador com pós-graduação em administração e marketing (UFSC) e gestão de projetos (IESB). Organizador e coautor do livro “Precisamos falar sobre aborto: mitos e verdades” (2018). Texto publicado originalmente no site Estudos Nacionais.