Brasil Adere à Iniciativa Clean Networks Para Proteger Redes 5G Contra Partido Comunista Chinês

Data:

Compartilhe:

por angelica ca e paulo eneas
O Brasil passou a integrar nesta terça-feira (10/11) a uma coalizão de países e empresas com objetivo de proteger suas redes 5G contra o avanço da tecnologia do regime comunista chinês, e restringir o acesso de empresas chinesas ao mercado mundial da internet. A participação do Brasil na coalização foi formalizada pela decisão do Presidente Bolsonaro de aderir ao programa Clean Network, ou rede limpa, promovido pelos Estados Unidos.

O programa foi anunciado este ano pelo presidente norte-americano Donald Trump, com o objetivo de proteger os ativos nacionais e a privacidade individual contra as invasões agressivas de agentes como o Partido Comunista Chinês. A cerimônia de adesão foi conduzida pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, Chanceler Ernesto Araújo.

“O Brasil apoia os princípios contidos na proposta do Clean Network feita pelos Estados Unidos, inclusive na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), destinados a promover, no contexto do 5G e outras novas tecnologias, um ambiente seguro, transparente e compatível com os valores democráticos e liberdades fundamentais”, declarou o portal do Itamaraty.

Conforme comunicado divulgado pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo. no início de agosto, a Clean Network  é formada por países que atendem aos Padrões de Confiança Digital do Departamento de Estado norte-americano em questões de privacidade de dados, segurança e direitos humanos.

“A iniciativa Clean Network está baseada em padrões de confiança digital internacionalmente aceitos. Representa a execução de uma estratégia multianual, governamental e duradoura, construída em uma coalizão de parceiros confiáveis ​​e baseada na tecnologia e economia em rápida mudança dos mercados globais”, declara o comunicado assinado por Mike Pompeo.

O Crítica Nacional havia informado seu público a respeito da iniciativa norte americana do Clean Network em matéria publicada no final de outubro, e que pode ser vista logo abaixo. Informações de Portal do Itamaraty e Pleno News.

https://noticias.wordpress-600295-1942041.cloudwaysapps.com/2020/10/29/cerco-internacional-contra-huawei-dezenas-de-paises-aderem-ao-projeto-rede-limpa-de-donald-trump/

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...