por paulo eneas
O presidente norte-americano, Donald Trump, irá fazer um pronunciamento amanhã, terça-feira (12/01), diretamente da cidade de Alamo, Estado do Texas. A informação foi confirmada por Paulo Henrique Araújo, do Canal PHVox, que vem fazendo uma cobertura ampla e extensa do processo sucessório norte-americano. Não se tem informação sobre o conteúdo do pronunciamento, que ocorrerá as 15h no horário de Brasília.

Inicialmente informou-se que Donald Trump faria seu pronunciamento nesta segunda-feira (11/01), mas em seu lugar tivemos uma fala seguida de uma entrevista com o Secretário de Estado, Mike Pompeo.

Durante a tarde circulou uma informação errônea, atribuída ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, segundo a qual o mandato de Donald Trump encerrar-se-ia hoje, segunda-feira, ao final do dia. Não está claro ainda se a “informação” foi fruto de um erro, da ação de algum hacker ou se foi simplesmente uma fake news baseada em uma montagem.

A Constituição dos Estados Unidos é clara ao afirmar o mandato do presidente do país termina um minuto antes do meio-dia do dia 20 de janeiro do ano subsequente ao quarto ano de seu mandato. Portanto, não faz sentido algum afirmar que o mandato de Donald Trump poderia ser encerrado antes desta data.

Da mesma forma, não temos confirmação por fontes independentes da informação segundo a qual estaria sendo preparada alguma ação militar para impedir a posse Joe Biden.

Segundo a Fox News, a movimentação de tropas militares que vem ocorrendo em Washington deve-se aos preparativos para a posse de Joe Biden, na quarta-feira (20/01) da próxima semana. Donald Trump já informou que não estará presente na posse do impostor que passará a chefiar o governo norte-americano.