angelica ca
O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito na tarde desta segunda-feira (01/02), o novo presidente do Senado Federal. Ele obteve 57 votos contra 21 da senadora Simone Tebet (MDB-MS). O senador do DEM foi eleito presidente do Senado, e também acumulará a função de Presidente do Congresso Nacional.

Rodrigo Pacheco recebeu apoio do ex-presidente da Davi Alcolumbre para sucedê-lo na presidência da Casa e foi o candidato que recebeu apoio do Presidente Jair Bolsonaro. Em suas redes sociais, o mandatário brasileiro parabenizou Pacheco pela vitória: “Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22”.

Em seu discurso de posse, Pacheco afirmou que cobrará do Poder Judiciário e do Ministério Público respeito à autonomia e à independência do Poder Legislativo com observância à harmonia exigida na Constituição e sinalizou como será a sua relação com o Executivo.

“Ao Poder Executivo, dedicaremos parte significativa de nossos vigores, fiscalizando, deliberando suas proposições, dialogando para construir o futuro da nação. Porém dele, exigiremos respeito aos compromissos assumidos e a independência deste Poder Legislativo”, afirmou Rodrigo Pacheco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE