por angelica ca
O Twitter suspendeu na semana passada a conta do partido direitista espanhol Vox, sob a alegação de suposto discurso de ódio. Trata-se da mesma alegação padrão usada pela plataforma em todo o mundo para censurar e banir opiniões conservadoras. A suspensão ocorreu após o partido Vox ter publicado um tweet mostrando a relação entre imigração islâmica e aumento de criminalidade, e ter denunciado a islamização da Catalunha.
O partido havia iniciado uma campanha em suas redes sociais contra a islamização na Espanha, e fez várias denúncias de grupos de imigrantes muçulmanos associados ao aumento da criminalidade na Ilhas Canárias e na Catalunha.
Santiago Abascal, o líder do Vox, afirmou que a suspensão da conta do partido no Twitter representa um ataque à liberdade e à democracia, pois trata-se de uma censura privada contra os representantes legítimos de milhões de cidadãos espanhóis. O perfil do Partido Vox havia sido suspenso antes, em janeiro do ano passado, após acusar o Partido Socialista Espanhol de promover a pedofilia. Informações de Breitbart e El Diario.
El mismo día y a la misma hora que el PP, con sus medios subvencionados, lanza una burda campaña de desinformación contra VOX, esta red social @TwitterEspana censura nuestra cuenta oficial @vox_es impidiéndonos lanzar nuestro mensaje y explicar nuestras posturas.
HILO ⬇️ pic.twitter.com/tOrhnI7JNQ
— Santiago Abascal 🇪🇸 (@Santi_ABASCAL) January 28, 2021