por angelica ca e paulo eneas
O presidente Jair Bolsonaro conversou nesta sexta-feira (12/02) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre um novo medicamento israelense que está sendo desenvolvido para tratar pacientes com covid. O medicamento, desenvolvido originalmente para tratar de câncer de ovário, apresentou resultados preliminares positivos em pacientes com coronavírus.

“Já está acertado, pode não acontecer, mas está acertado o encontro virtual para falarmos sobre esse novo spray que está servindo para, pelo menos experimentalmente ainda, pessoas em estado grave. Agora sim, está em estado grave, toma, poxa. Vai esperar ser entubado?”, afirmou o presidente em sua transmissão ao vivo desta quinta-feira pelas suas redes sociais.

O medicamento vem sendo desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov, em Tel Aviv e os estudos encontram-se ainda na primeira fase de testes. De acordo com o jornal The Times of Israel, a instituição de pesquisa israelense afirmou que a substância denominada EXO-CD24, aplicada sob a forma de um spray, recuperou trinta pacientes que estavam em estado grave ou moderado de covid.

A conversa entre o Presidente Bolsonaro e o premier Benjamin Netanyahu, que foi feita por vídeo-conferência, tratou da possibilidade de o Brasil importar o medicamento, uma vez comprovada sua eficácia para terapêutica de pacientes em estágio avançado da covid, evitando assim a necessidade de entubação.