por paulo eneas
Uma postura muito comum que tem sido adotada por parte da direita bolsonarista consiste em dizer que determinadas instituições “não deixaram” o Presidente Bolsonaro tomar certas decisões, impedindo-o de cumprir suas prerrogativas e obrigações de Chefe de Estado, especialmente no contexto da pandemia do vírus chinês.

Ainda que esta fala seja correta ao espelhar um fato concreto (a saber: o presidente realmente foi e está sendo impedido de exercer plenamente suas prerrogativas e obrigações institucionais em relação à pandemia) ela não serve como argumento justificador da situação que foi criada.

A fala não serve justamente por confundir a constatação objetiva e correta de um fato com a justificativa e o consequente endosso implícito das razões que deram origem a este fato. Pois seguramente todos concordam que não existem justificativas política, institucional ou moral para o fato de o Presidente da República ter sido privado de suas prerrogativas institucionais, em prejuízo de toda a Nação.

Portanto, o que a direita e os apoiadores do governo, além do próprio presidente,  precisam fazer é deixar de legitimar o status quo vigente por meio da repetição incessante do argumento “ah, mas o presidente foi impedido de fazer isto ou aquilo”, como se este argumento justificasse as coisas, quando na verdade no máximo ele as descreve.

Em vez disso, os apoiadores do presidente precisam expressar todo apoio ao Chefe de Estado para ele não continuar aceitando passivamente esta condição que lhe foi imposta, e fazer o que for preciso nos termos da Constituição Federal para a retomada de suas prerrogativas e obrigações, para que possa assim tomar as rédeas da Nação e exercer a liderança de fato do País.

Nos artigos abaixo detalhamos uma série de medidas, todas amparadas pela Constituição Federal, que podem ser tomadas pelo Presidente da República, para efetivamente passar a exercer o poder institucional que lhe foi conferido por quase sessenta milhões e brasileiros:

1) Atrocidades & Violência Generalizadas Por Todo País: Governo Federal Precisa Adotar Medidas Urgentes

2) Depois das Manifestações: O Que O Governo Precisa Fazer Neste Momento

3) Saída de Eduardo Pazuello: Governo Terá A Chance de Implementar Tratamento Precoce e Preventivo

4) Faltam Leitos de UTI em Todo o País: Onde Está O Dinheiro Repassado Pelo Governo Federal?

5) A Prioridade Nacional É Revogar a Lei 13.979 do Coronavírus: O Cavalo de Troia da Pandemia


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE