por angelica ca
Desde o ano passado, as lojas de shoppings centers já demitiram cerca de 120 mil pessoas em todo o país em razão das medidas de lockdown impostas por governadores e prefeitos a pretexto de conter a pandemia do vírus chinês. Cerca de 15 mil lojas faliram, e aquelas que continuam no mercado não sabem até quando conseguirão permanecer em funcionamento.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers, estes estabelecimentos ficaram em média 85 dias fechados e 203 dias com restrições no funcionamento ao longo do ano passado. Nos três primeiros meses deste ano, os shoppings centers já fecharam por 30 dias, e funcionaram com restrições durante sessenta dias.

Segundo informa o website Mercado e Consumo, desde o início da pandemia em março do ano passado, 84% dos lojistas já diminuíram a quantidade de postos de trabalho devido à queda nas vendas e às restrições no expediente. Apenas 35% ainda seguem confiantes na recuperação das vendas.

Os dados fazem parte de levantamento divulgado no final de março pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, que reúne empresas que somam mais de 9 mil pontos de venda em todo País. Informações de R7 e Mercado e Consumo.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE