por paulo eneas
O número de casos de covid começou a ter queda acentuada em diversas regiões do País nos últimos dias, segundo nos informam médicos do atendimento de ponta com quem temos conversado. Essa queda geral vem acompanhada do aumento do número de casos de pessoas que já tiveram a covid, foram vacinadas duas vezes com a vacina chinesa, mas que apresentaram reação inflamatória.

Esta queda não pode ser associada estatisticamente à vacinação, admitindo-se por hipótese que ela tenha efeito imunizador relevante, considerando-se o baixo percentual da população brasileira vacinada com duas doses até o momento e a distribuição relativa desigual do número de vacinados em todo o país.

Também não faz sentido atribuir esta queda à instalação da CPI da Covid no Senado Federal, como tem afirmado nas redes sociais um segmento da opinião pública, pois não existe relação fenomenológica de causa e efeito entre os dois eventos.

Segundo médicos com quem conversamos, a causa mais provável da redução no número de casos de covid seria o efeito de imunização rebanho, historicamente observado em outros surtos epidêmicos, e para o qual o Dr. Osmar Terra sempre chamou a atenção desde o início da pandemia. Agradecimentos à Dra. Wilse Sagamarchi.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE