por angelica ca e paulo eneas
O governo de Goa, estado da costa oeste da Índia, aprovou nesta segunda-feira (10/05) um novo protocolo de tratamento preventivo para Covid-19, que recomenda a todos os moradores com mais de dezoito anos que tomem cinco comprimidos do medicamento ivermectina, como forma de profilaxia (prevenção) da doença.

Em entrevista à imprensa indiana, o Ministro da Saúde do Estado de Goa, Vishwajit Rane, afirmou que o medicamento ivermectina será disponibilizado em todos os centros de saúde do estado, e deverá ser tomado por todos os moradores, independentemente de terem ou não sintomas de Covid.

“Estamos dando isso como um tratamento profilático, como preventivo. Os comprimidos de ivermectina serão dados a todos os pacientes acima de dezoito anos nos centros de saúde do governo”, afirmou o ministro, que acrescentou:

“Os pacientes serão tratados com ivermectina 12 mg por um período de cinco dias. Painéis de especialistas do Reino Unido, Itália, Espanha e Japão encontraram uma grande redução estatisticamente significativa na mortalidade, tempo de recuperação e depuração viral da Covid-19 em pacientes tratados com ivermectina”.

A declaração do Ministro da Saúde do Estado de Goa foi feita após uma reunião com altos funcionários da área da saúde do governo indiano. Com a adoção da medida, Goa passará a ser o primeiro estado da Índia a endossar o novo protocolo de tratamento preventivo da Covid-19 com o uso da Ivermectina.

Vishwajit Rane afirmou ainda que a profilaxia com Ivermectina não evita necessariamente a infecção por Covid-19, mas ajuda a reduzir a gravidade da doença.

O ministro também alertou para o risco de falsa sensação de segurança, que normalmente é proporcionado por máscaras que não servem para prevenir transmissão viral, e reforçou a necessidade de se observar as medidas de precaução já adotadas.

O antiparasitário Ivermectina está sendo apontada por médicos em todo o mundo como medicamento promissor para tratamento preventivo de Covid-19. Conforme reportagem do Crítica Nacional desta semana, o American Journal of Therapeutics, divulgou uma pesquisa revisada por pares que mostra que o uso da ivermectina em escala mundial tem o potencial de simplesmente colocar um fim na pandemia do vírus chinês. Informações de News18 | Times Now News | The Week.

Leia também:
a) Periódico Médico Científico Norte-Americano Recomenda Uso da Ivermectina Para Tratamento da Covid

b) Carta do Brasil: Entidades Enviam Carta Aberta ao Presidente da República Com Importantes Diretrizes Sobre Pandemia

c) Grupo de Sete Lagoas (MG) Organiza Distribuição de Ivermectina e Torna-se Alvo do Ministério Público Por Iniciativa do PSOL

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE