por angelica ca e paulo eneas
O governador republicano do Estado do Texas, Greg Abbott, sancionou uma lei na última quarta-feira (16/06) assegurando aos texanos o direito ao “porte constitucional” de armas. Greg Abbott referiu-se à nova lei sancionada por ele como sendo “a maior e a melhor de todas”. A lei HB 1927 de porte constitucional permitirá que os texanos exerçam seu direito constitucional de portar legalmente uma arma de de fogo, sem precisar antes obter uma autorização do governo.

De acordo com a nova legislação, todos os residentes cumpridores da lei e maiores de 21 anos podem portar uma arma de autodefesa, desde que não tenha sido condenado por crimes graves ou tenha alguma outra restrição em seus registros legais. Ao mesmo tempo, a nova lei prevê a aplicação de penas mais severas para quem for flagrado portando armas ilegalmente. Segundo o Texas Tribune, a lei de porte constitucional entrará em vigor em 1º de setembro de 2021.

Anteriormente, os texanos que queriam portar uma arma precisavam de uma licença emitida pelo Estado, e eram obrigados a se submeter a um treinamento, exame de proficiência e uma verificação de antecedentes. A verificação de antecedentes por meio do National Instant Criminal Background Check System permanecerá obrigatória no momento da compra de uma arma de fogo no Estado.

A nova lei transforma o Texas o vigésimo-primeiro estado norte-americano a garantir o porte constitucional de armas. Os outros vinte estados são: Alasca, Arizona, Arkansas, Idaho, Iowa, Kansas, Kentucky, Maine, Mississippi, Missouri, Montana, New Hampshire, Dakota do Norte, Oklahoma, Dakota do Sul, Tennessee, Utah, Vermont, Virgínia Ocidental e Wyoming.

Como era esperado, a nova lei gerou reação da esquerda: a deputada democrata Veronica Escobar se manifestou contra o porte constitucional depois que o governador Greg Abbott sancionou a nova lei. Ironicamente, a deputada esquerdista chamou os republicanos de  “covardes” por permitirem aos cidadãos texanos se defenderem. Informações de NTD | Breitbart | RT | NeonNettle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE