por angelica ca e paulo eneas
O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, participou nesta quinta-feira (24/06) da inauguração da nova sede da Embaixada de Honduras em Israel na cidade de Jerusalém. O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, agradeceu-lhe por sua decisão de abrir a sede diplomática na capital de fato do Estado de Israel.

“Esta é uma data histórica para Honduras, disse Juan Hernández, agradecendo a Israel por seus esforços para abrir a quarta delegação internacional em Jerusalém. As outras três representações diplomáticas com sede na capital israelense são as dos Estados Unidos, da Guatemala e do Kosovo.

Os dois líderes assinaram um memorando de entendimento que aborda diversos programas conjuntos nas áreas de agricultura, gestão de recursos hídricos, saúde, ensino e intercâmbio de informações para o desenvolvimento de inovações. O presidente hondurenho também encontrou-se com o agora líder da oposição, Benjamin Netanyahu.

Conforme matéria publicada pelo Crítica Nacional, o presidente hondurenho havia anunciado que a mudança da Embaixada de Honduras em Israel para a cidade de Jerusalém ocorreria em junho. Por sua vez, Israel vai abrir um escritório diplomático em Tegucigalpa, capital de Honduras, depois de ter aberto um escritório de representação temporária na capital hondurenha em agosto do ano passado.

Honduras reconheceu Jerusalém como a capital de Israel em agosto de 2019 e, um mês depois, abriu um escritório comercial em Jerusalém como uma extensão da embaixada hondurenha em Rishon Lezion. Em janeiro de 2020, Honduras declarou oficialmente o Hezbollah uma organização terrorista.

No caso do Brasil, o Presidente Bolsonaro havia assumido o compromisso de também efetuar a mudança da representação diplomática brasileira em Israel para a cidade de Jerusalém.

No entanto, com a queda do ministro Ernesto Araújo e a consequente guinada à esquerda da política externa brasileira, que passou a ser chefiada pelo tucano Carlos França, é pouco provável que tal mudança ocorra durante este primeiro mandato de Jair Bolsonaro. Informações de RT | Times Of Israel | Israel Notícias.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE