por paulo eneas
Manifestações cívicas em favor da emenda constitucional instituindo o voto impresso e pela apuração pública dos votos nas eleições ocorrem neste domingo (01/08) nas principais cidades do país. A adesão às manifestações aumentou após a live da última quinta-feira do Presidente da República na qual ele tratou da necessidade de modernizar o sistema de votação eletrônica usado no país há mais de vinte anos.

As manifestações ocorrem poucos dias antes da reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a PEC 135, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que institui o mecanismo de impressão do voto a ser acoplado junto à urna eletrônica. A avaliação de momento é que a atual composição da comissão é desfavorável à proposta.

Na edição da última sexta-feira (30/07) do Jornal Crítica Nacional tratamos do voto impresso e do papel desempenhado pelo Centrão que, apesar de ocupar posições-chave no Governo Federal, tem sido o principal obstáculo para a aprovação da PEC no Congresso Nacional. O trecho mais relevante de nosso comentário está mostrado no vídeo abaixo, onde insistimos que é necessário pressionar os líderes do Centrão para a aprovação da proposta.

O Crítica Nacional irá acompanhar ao vivo a manifestação em São Paulo (SP), que será realizada na Avenida Paulista a partir das 14h.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE