por paulo eneas
Os sistemas de informática do Ministério da Saúde foram alvo de ataque de hackers na madrugada desta sexta-feira (10/12). O ataque comprometeu os sistemas que continham informações sobre vacinação utilizados no aplicativo Conecte SUS. Este aplicativo foi otimizado recentemente para conter informações de status vacinal de cada brasileiro e vem sendo usado na prática como o passaporte sanitário.

O ataque levou à suspensão temporária de serviços como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e a Carteira Nacional de Vacinação Digital. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, procurou minimizar as consequências do ataque, e afirmou que os dados sobre vacinação não foram perdidos e que serão regatados. O ministro não informou qual o prazo previsto para a volta normal do serviço.

Com a suspensão do serviço do Conecte SUS, o governo adiou por uma semana a exigência de exibição de passaporte sanitário para viajantes vindos do exterior que desejam entrar no Brasil. A confirmação do adiamento foi feita nesta sexta-feira por Rodrigo Cruz, Secretário Executivo do Ministério da Saúde.

O governo havia decidido na semana passada, logo após o anúncio do surgimento da variante omicron do coronavírus, que a entrada no país passaria a ser condicionada à exibição do passaporte sanitário e teste negativo para Covid-19. Os viajantes não vacinados ficariam submetidos a quarentena de cinco dias. Crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Não Deixe o Crítica Nacional Acabar!

Crítica Nacional precisa e muito do apoio de seus leitores para continuar. Dependemos unicamente do financiamento do nosso público leitor, por meio de doações e assinaturas de apoio, para tocar adiante nosso projeto.

Crítica Nacional é hoje um dos poucos veículos da chamada imprensa independente que mantém-se fiel ao compromisso com a verdade dos fatos e a defesa de valores conservadores. Dentre os demais, muitos renderam-se ao chapa-branquismo desbravado, lançando mão até mesmo da divulgação de conteúdos falsos ou enganosos para esse intento. Esse tipo de conduta você jamais irá ver no Crítica Nacional.

Estamos nesse momento apelando encarecidamente ao nosso público para que contribua conosco. Você poderá fazer esta contribuição acessando este link aqui, onde terá a opção de fazer uma assinatura de apoio a um valor mensal irrisório e bastante acessível, e poderá também fazer uma doação no valor que desejar.

Muito obrigado.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE