por angelica ca e paulo eneas
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou nesta terça-feira (14/12) que o Governo Federal aguarda resposta ao pedido de esclarecimentos feito ao Supremo Tribunal Federal para publicar nova portaria com as regras sanitárias para entrada de viajantes no Brasil, que incluem a exigência do passaporte sanitário.

A Advocacia-Geral da União entrou com pedido de embargo de declaração junto ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (13/12), solicitando esclarecimentos sobre a decisão liminar do Ministro Luís Roberto Barroso que obrigou o governo federal a exigir o comprovante de vacina contra a Covid-19 de viajantes estrangeiros que desejam entrar no Brasil.

Segundo o ministro Anderson Torres: “o governo entrou com embargo de declaração ontem para poder aclarar aquela decisão, para a gente entender realmente o que significa a palavra viajantes. Aí depois disso a gente vai ver como vamos cumprir”.

Também solicitou-se à suprema corte que autorize a entrada no Brasil de brasileiros e estrangeiros que sejam residentes no país, sem que seja necessário exibir o passaporte vacinal, desde que submetam-se a uma quarentena de cinco dias ao desembarcar no país.

Outra solicitação feita à suprema corte pede que seja autorizada a entrada no país de viajantes sem passaporte sanitário que possam comprovar que tenham se curado da Covid-19 há pelo menos onze dias.

O Ministro da Justiça enfatizou que a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso determinando a obrigação do passaporte sanitário, e que na prática estabeleceu a política a ser seguida pelo Brasil para a entrada de viajantes no país no contexto da pandemia, será cumprida pelo Governo Federal após a suprema corte responder aos esclarecimentos solicitados pela AGU:

“A gente vai cumprir. A AGU vai esclarecer direitinho isso com o Supremo. A gente vai fazer portaria conjunta, como já publicadas, do Governo Federal com Saúde, Justiça e Casa Civil. Daí em diante o que está acertado ali será cumprido”, afirmou Anderson Torres. Fonte: Poder 360 | Diário do Poder.

Leia também:
Decisão de Natureza Governamental: Ministro Luís Barroso do STF Determina Obrigatoriedade do Passaporte Sanitário Para Entrada no País de Viajantes do Exterior


Não Deixe o Crítica Nacional Acabar!

Crítica Nacional precisa e muito do apoio de seus leitores para continuar. Dependemos unicamente do financiamento do nosso público leitor, por meio de doações e assinaturas de apoio, para tocar adiante nosso projeto.

Crítica Nacional é hoje um dos poucos veículos da chamada imprensa independente que mantém-se fiel ao compromisso com a verdade dos fatos e a defesa de valores conservadores. Dentre os demais, muitos renderam-se ao chapa-branquismo desbravado, lançando mão até mesmo da divulgação de conteúdos falsos ou enganosos para esse intento. Esse tipo de conduta você jamais irá ver no Crítica Nacional.

Estamos nesse momento apelando encarecidamente ao nosso público para que contribua conosco. Você poderá fazer esta contribuição acessando este link aqui, onde terá a opção de fazer uma assinatura de apoio a um valor mensal irrisório e bastante acessível, e poderá também fazer uma doação no valor que desejar.

Muito obrigado.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE