Presidente Bolsonaro Fala em Possível Privatização da Petrobras

Data:

Compartilhe:

por paulo eneas
O presidente Jair Bolsonaro falou abertamente nesta quinta-feira (14/10) na possibilidade de privatização da Petrobras. Durante entrevista a uma emissora de rádio de Recife (PE), o chefe do Executivo fez críticas à política de preços de combustíveis da estatal, pediu à população um esforço para economizar combustíveis e cogitou da possibilidade de fazer a privatização da estatal de petróleo: “eu tenho vontade, já tenho vontade de privatizar a Petrobras,  vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, afirmou o presidente em um tom surpreendentemente informal sobre um tema tão relevante e sério.

As afirmações do presidente foram feitas logo depois da aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que altera as regras de cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS), que é um imposto estadual. As novas regras estabelecem que a base de cálculo para a incidência do imposto seja determinada pelo valor médio do preço dos combustíveis nos últimos dois anos.

Um pouco mais tarde, em Washington, o ministro da Economia, Paulo Guedes,  defendeu na prática um modelo de subsídio aos preços dos combustíveis para os mais pobres usando as próprias ações da Petrobras. O ministro afirmou: “E que tal se eu vender ações da Petrobras e dar para eles esses recursos? É uma riqueza a ser criada, que eu queira distribuir com os mais frágeis”.

Segundo Paulo Guedes, a repartição do lucro das ações da companhia estatal poderia ser uma opção para compensar os reajustes no preço dos combustíveis na ponta do consumidos: “Toda vez que o combustível subir, você tem ações da Petrobras valendo mais. Quando o preço do gás natural e do petróleo subir, uma parte dessa riqueza que o Brasil tem vai para os mais pobres”, explicou o ministro, sem detalhar de forma tal mecanismo compensatório seria implementado.

Na edição noturna do Jornal Crítica Nacional desta quinta-feira (14/10), foi apresentada uma proposta de modelo de uso dos recursos gerados pela Petrobras que segue em linhas gerais o modelo adotado na Noruega. No segmento de vídeo abaixo o editor do Crítica Nacional traz detalhamento do modelo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...