por paulo eneas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é um mentiroso contumaz, que usou da mentira para construir sua retórica eleitoral para voltar à Casa Branca e que continua usando da mentira para guiar sua política externa aloprada que beneficia unicamente o eixo das ditaduras liderado por Rússia e China e que é prejudicial ao próprios interesses americanos.

Uma das mentiras repetidas exaustivamente por Donald Trump é que os gastos americanos com ajuda para a defesa da Ucrânia contra a invasão russa são maiores do que aqueles dispendidos pela União Europeia e pelos países europeus.

Esta alegação de Donald Trump é rigorosamente falsa e mentirosa, como mostram diversas fontes independente tanto americanas quanto europeias, entre elas Kiel Institute, Euro News, Statista, Council of Foreign Relations, Foreign Policy e outros.

O site statista.com compilou os dados da ajuda externa à Ucrânia tanto em termos absolutos, quanto em termos relativos ao PIB de cada país. Os dados absolutos mostram que os valores em dólares da ajuda estrangeira à Ucrânia desde o início da guerra em 24 de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2024 foram os seguintes:

País Ajuda em US$ Bilhões % Ajuda Total
Estados Unidos 119.20 44,96
União Europeia e Países Europeus Individualmente  126,2 47,49
Canada e Japão 19,7 7,43
Total 265.1 100.00

Se adotarmos como critério a ajuda externa à Ucrânia em termos relativos ao PIB de cada país, veremos que os países que mais oferecem ajuda são os europeus, a começar pelos países bálticos e escandinavos, seguidos pela Polônia, Holanda, Eslováquia, Alemanha, Reino Unido e República Tcheca, como mostra a tabela abaixo.

Como se pode ver na tabela, a maior ajuda à Ucrânia em termos relativos ao PIB vem da Estônia, que destina mais de 3% do seu PIB em ajuda militar, financeira e humanitária aos ucranianos. Por esta razão, o ditador Vladimir Putin ameaçou no ano passado sequestrar a ex-premier estoniana Kaja Kallas, que atualmente exerce a função de “ministra” das Relações Exteriores e de Segurança da União Europeia.

Em seguida na tabela aparece a Dinamarca, que destina cerca de 2.5% de seu PIB em ajuda à Ucrânia. Talvez não por coincidência, Donald Trump ameaçou agredir o território da Dinamarca logo no início de seu governo, ao vocalizar ambições expansionistas sobre a Groenlândia, obrigando a Dinamarca projetar aumento de seus gastos militares na defesa da ilha.


PRINT22


Os dados, que podem ser verificados por qualquer um em fontes independentes, mostram que Donald Trump é um mentiroso. Baseou sua campanha eleitoral em mentiras e suas primeiras ações de governo têm sido todas elas pautadas em mentiras e distorções, especialmente na política externa.

Estas mentiras são todas engolidas, assimiladas e aplaudidas pela massa de ignorantes e idólatras trumpistas que formam sua base política e que deformaram uma parcela expressiva da outrora sólida e coerente direita americana. Exatamente como ocorre com o bolsonarismo no Brasil.


Minto A
O livro é a primeira obra publicada expondo a verdadeira face do bolsonarismo, sem render-se às narrativas delirantes criadas pelos bolsonaristas em torno da figura do “Mito” e sem ceder às narrativas puramente retóricas para fins de guerra política que são usadas pela esquerda. Clique na imagem para ver resenha completa e informações onde adquirir seu exemplar.
COLABORE VIA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80

2 Comentários

  1. O tempo se encarregará de mostrar as “excelentes estratégias” de Donald Trump.
    As consequências o desabonarão.

.

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui