por paulo eneas
China e Canadá reagiram com sanções bilionárias contra os Estados Unidos nesta terça-feira (04/03) em resposta às tarifas impostas por Donald Trump. México e Europa também foram tarifados em 25% em média e também devem anunciar medidas retaliatórias.

Nos Estados Unidos todas as bolsas de valores seguem em queda pelo segundo dia útil consecutivo esta semana. Em condições normais, as quedas de ontem (segunda-feira) deveriam ser seguidas por uma ligeira alta hoje, caracterizando o que se chama de pullback ou correção.

Ocorre que com cerca de três horas após a abertura dos mercados, as quedas prosseguem uniformemente nas principais bolsas. Por sua vez, o Índice Vix, que mede a volatilidade e as incertezas do mercado projetadas para os próximos trinta dias, e por isso é chamado de Índice do Medo, segue em alta e um pouco após meio-dia (horário de Brasília) registrava alta de mais de 10% refletindo o grau de incerteza entre agentes econômicos diante das medidas adotadas por Trump.

É o curioso observar o comportamento do Bitcoin, que muitos consideram reserva de valor. O criptoativo vinha em queda desde a semana passada, até que Donald Trump anunciou na segunda-feira (03/03) a intenção de criar uma “reserva estratégica” de BTC.

Ou seja, Trump anunciou que o governo americano iria comprar bitcoins, o que levou a uma disparada na cotação do criptoativo, que voltou ser cotado em cerca de US$ 95 mil ainda na segunda, caracterizando uma manipulação explícita de mercado por parte do Presidente dos Estados Unidos.

A despeito dessa mãozinha de Trump, o BTC seguia hoje em queda de 8.5% no início dessa tarde, voltando ao patamar de US$ 82 mil em que estava quando Trump publicou sua decisão, o que coloca em dúvida se realmente faz sentido considerar o BTC uma reserva de valor com esse grau imenso de volatilidade.

Bolsas da Europa também seguem em quedas expressivas contaminadas pelas bolsas americanas, como sempre ocorre. E para surpresa de ninguém, bolsas da Rússia e da China registram pequenas altas. A Bolsa de Valores do Brasil somente reabre nesta quarta-feira após meio-dia.


Minto A
O livro é a primeira obra publicada expondo a verdadeira face do bolsonarismo, sem render-se às narrativas delirantes criadas pelos bolsonaristas em torno da figura do “Mito” e sem ceder às narrativas puramente retóricas para fins de guerra política que são usadas pela esquerda. Clique na imagem para ver resenha completa e informações onde adquirir seu exemplar.
COLABORE VIA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80

.

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui